quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Práticas Pedagógicas e as TIC




O contexto escolar é por excelência um contexto de aprendizagem, onde, inevitavelmente, surge a figura do aluno, sobre o qual recai toda a atenção. É através dele que se reflete a aprendizagem, é por ele que opções pedagógicas são tomadas, estratégias delineadas, são selecionados ambientes de aprendizagem diversificados e modelos de ensino que sustentam a prática pedagógica do professor. Importa perceber o que e como se ensina e o que e como se aprende. É nesse âmbito que surgem modelos pedagógicos singulares, quer pela sua aplicabilidade a um determinado público-alvo, quer pela modalidade de ensino a que se destina.
Já antes foi referida a importância de contextualizar as nossas práticas, utilizando as ferramentas adequadas às atividades que queremos realizar. Neste novo contexto, a criação de ambientes de aprendizagem favoráveis à construção de conhecimento ganha especial sentido, na medida em que se pretende o contacto com modelos construídos especificamente para ambientes online.
A introdução das Tecnologias da Informação e da Comunicação no sistema de ensino português levou a que emergissem novos conceitos de ensino e aprendizagem, sendo o blended learning a metodologia que tem suscitado mais interesse no mundo académico e cujo conceito atual evoluiu progressivamente.
 José Alberto Lencastre (2012) a esse respeito, refere que a forma de comunicação utilizada para promover a aprendizagem é que, de certa forma, carateriza as metodologias de ensino online, sendo o blended learning uma junção entre a comunicação assíncrona e síncrona, criando assim uma “categoria de caraterização mista “(p.21).
Refere ainda que a literatura apresenta uma variedade muito grande de modelos de blended learning, sendo uns mais inovadores do que outros, mas cuja natureza é determinada pelo utilizador ou pelo docente.
Nesse sentido, a adoção de modelos que sustentem as ações que o professor/tutor pretende implementar junto do seu grupo de trabalho, permitirá a todos tirar o melhor partido dessa interação.
Bibliografia
Lencastre, J.A. (2012). Blended Learning: a evolução de um conceito. Em Monteiro, A., Moreira, J.A., Almeida, A.C. e Lencastre, J. A. Blended Learning em contexto ediucativo. Santo Tirso: De Facto Editores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário