O contexto escolar é por excelência um
contexto de aprendizagem, onde, inevitavelmente, surge a figura do aluno, sobre
o qual recai toda a atenção. É através dele que se reflete a aprendizagem, é
por ele que opções pedagógicas são tomadas, estratégias delineadas, são
selecionados ambientes de aprendizagem diversificados e modelos de ensino que
sustentam a prática pedagógica do professor. Importa perceber o que e como se
ensina e o que e como se aprende. É nesse âmbito que surgem modelos pedagógicos
singulares, quer pela sua aplicabilidade a um determinado público-alvo, quer
pela modalidade de ensino a que se destina.
Já antes foi referida a
importância de contextualizar as nossas práticas, utilizando as ferramentas
adequadas às atividades que queremos realizar. Neste novo contexto, a criação
de ambientes de aprendizagem favoráveis à construção de conhecimento ganha especial
sentido, na medida em que se pretende o contacto com modelos construídos especificamente
para ambientes online.
A introdução das
Tecnologias da Informação e da Comunicação no sistema de ensino português levou
a que emergissem novos conceitos de ensino e aprendizagem, sendo o blended learning a metodologia que tem
suscitado mais interesse no mundo académico e cujo conceito atual evoluiu
progressivamente.
José Alberto Lencastre (2012) a esse respeito,
refere que a forma de comunicação utilizada para promover a aprendizagem é que,
de certa forma, carateriza as metodologias de ensino online, sendo o blended learning uma junção entre a
comunicação assíncrona e síncrona, criando assim uma “categoria de
caraterização mista “(p.21).
Refere ainda que a
literatura apresenta uma variedade muito grande de modelos de blended learning, sendo uns mais
inovadores do que outros, mas cuja natureza é determinada pelo utilizador ou
pelo docente.
Nesse sentido, a adoção de
modelos que sustentem as ações que o professor/tutor pretende implementar junto
do seu grupo de trabalho, permitirá a todos tirar o melhor partido dessa
interação.
Bibliografia
Lencastre, J.A. (2012).
Blended Learning: a evolução de um conceito. Em Monteiro, A., Moreira, J.A.,
Almeida, A.C. e Lencastre, J. A. Blended
Learning em contexto ediucativo. Santo Tirso: De Facto Editores.
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